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MOTORES OHC, VHO, DOHC… SABE A DIFERENÇA ? SEPARAMOS ALGUNS…

Nos bastidores da potência e do desempenho dos veículos, reside uma variedade de motores, cada um com sua própria configuração e características distintas. Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre quatro tipos principais de motores: OHC, DOHC, OHV e SOHC. Ao entender as nuances de cada design, os leitores poderão apreciar melhor a engenharia por trás dos veículos que dirigem.

OHC (Overhead Camshaft): Os motores OHC são conhecidos por sua disposição de comando de válvulas no cabeçote do motor. Isso significa que as árvores de cames estão localizadas na parte superior da cabeça do cilindro, acima das válvulas. Essa configuração permite um controle mais direto e eficiente das válvulas de admissão e escape, resultando em melhor desempenho e eficiência de combustível. Os motores OHC são frequentemente encontrados em uma variedade de veículos, desde carros compactos até modelos esportivos de alto desempenho.

DOHC (Double Overhead Camshaft): Os motores DOHC apresentam dois conjuntos de árvores de cames no cabeçote do motor, um para controlar as válvulas de admissão e outro para as válvulas de escape. Essa configuração oferece um controle mais preciso sobre o timing das válvulas e permite um desempenho excepcional em altas rotações. Os motores DOHC são comuns em veículos de alto desempenho e de luxo, onde a potência e a suavidade são prioridades.

OHV (Overhead Valve): Os motores OHV, também conhecidos como motores pushrod, têm o comando de válvulas localizado no bloco do motor, acionado por um sistema de variação de válvula mais tradicional, com hastes e balancins. Embora possam ser considerados menos complexos em comparação com os motores OHC e DOHC, os motores OHV têm uma longa história de uso em uma variedade de aplicações, graças à sua durabilidade e torque em baixas rotações.

SOHC (Single Overhead Camshaft): Os motores SOHC possuem apenas uma árvore de cames no cabeçote do motor, controlando tanto as válvulas de admissão quanto as de escape. Embora menos complexos do que os motores DOHC, os motores SOHC ainda oferecem benefícios de eficiência e desempenho em comparação com os motores OHV. Eles são comuns em uma ampla variedade de veículos, desde econômicos até modelos de desempenho moderado.

Conclusão: Cada tipo de motor – OHC, DOHC, OHV e SOHC – tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha entre eles depende das necessidades específicas do veículo e das preferências do motorista. Ao entender as diferenças entre esses designs, os consumidores podem tomar decisões mais informadas ao comprar um veículo novo ou ao realizar modificações em um existente. A variedade de opções disponíveis reflete a diversidade e a inovação contínua no mundo da engenharia automotiva.

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