O mês de fevereiro chegou, e além de abrir as portas para o carnaval este mês abre também a linha de produção da R 1300 GS da BMW aqui no Brasil, mas precisamente em Manaus, a única linha de montagem fora da Alemanha.
Segundo a BMW Motard do Brasil, a ideia era iniciar os trabalhos em janeiro, para assim disponibilizar as motos a partir de abril, porém, devido a ajustes na logística da coisa, o evento atrasou para este mês, que acaba atrasando também a entrega das motos. A aposta da BMW agora é uma entrega entre maio e junho.
Falando da moto, se trata de uma belíssima BigTrail com um motor box de de 1.300 cm3 e arrefecimento líquido. O diâmetro e o curso dos dois pistões contrapostos são, respectivamente, 106,5 mm e 73 mm. Ele produz uma potência declarada de 145 cv a 7.750 rpm, junto com 14,5 kgfm de torque a 6.500 rpm, a GS utiliza a tecnologia de sincronização variável de válvulas BMW ShiftCam.
As dimensões da moto são impressionantes, estamos falando de 2,21 metros de comprimento e 1 metro de largura, incluindo os protetores de mão. A altura do assento padrão é de 850 mm. O peso a seco é declarado como 237 kg. A capacidade do tanque de combustível é de 19 litros, e o peso bruto total permitido na R 1300 GS é de 465 kg.
Um atrativo interessante é o farol em formato de X compacto, sem falar de toda tecnologia empregada nela, como os quatro modos de pilotagem (Chuva, Estrada, Eco e Enduro), controle de tração dinâmico, controle de freio motor, assistência de freio dinâmico, controle de partida em aclive, controle de cruzeiro adaptativo e monitoramento da pressão dos pneus, além da bateria de íon de lítio de fábrica, onde você monitora a funcionalidade de proteção de bateria via aplicativo para smartphone BMW Motorrad Connected.
Essa maquina consegue alcançar a velocidade máxima de 200 km/h, e o tempo de 0 a 100 km/h é listado como 3,39 segundos.
André Rebelo
Moto Circuito.